O Grande Circo do patriarcado
Canteiro - Campo de produção em Arte Contemporânea
São Paulo, SP - Brasil
03/06 a 20/06/2023
Curadoria de Talita Trizoli
Nessa exposição, 12 artistas mulheres, residentes em diferentes regiões do país e com formação/atuação diversas, integrantes do G.A.F. (Grupo de Acompanhamento Feminista para Artistas Mulheres) apresentam o resultado de meses de estudos sobre as questões da masculinidade, tema pouco cotejado historicamente por mulheres artistas. Pinturas, desenhos, vídeos, esculturas e instalações materializam os desejos e frustrações relacionadas ao universo da masculinidade, tendo a vivência dessas mulheres como ponto de partida – são pais, amantes, filhos e alter-egos que evidenciam a especificidade do ainda imperativo binômio de gênero.
A exposição contou diversas ativações, com programas públicos e gratuitos, como: a performance "Orlando" da artista Ludmilla Ramalho no dia 03/06; duas rodas de conversa para discutir os temas presentes nas obras, no dia 10/06 com os convidados Horrana Santoz (curadora independente) e Marcelo Amorim (artista), e no dia 17/06 com Renato Menezes (curador Pinacoteca); a obra interativa "Stalkerstar: um karaoke sombrio" da artista Guillermina Bustos; a performance "Contagem e outras percepções subjetivas do esforço" dos artistas Thatiana Cardoso e Elcio Miyazaki no dia 20/06.
Artistas participantes: Dyana Santos, Guillermina Bustos, Leticia Ranzani, Ludmilla Ramalho, Natali Tubenchlak, Nita Monteiro, Paula Faraco, Renata Egreja, Rikia Amaral, Rosa Bunchaft, Taty Arruda e Thatiana Cardoso.




