O corpo invisível da memória
1º Semana de Arte Contemporânea de Ouro Preto
IA - Instituto de Arte Contemporânea de Ouro Preto
Ouro Preto, MG - Brasil
11/08 a 16/10/2023
Curadoria Tainá Azeredo e Valquíria Prates
Com o objetivo de fomentar as expressões artísticas contemporâneas e promover a identidade cultural de Ouro Preto, o IA, plataforma colaborativa de conjugação e difusão de saberes criativos, promove a 1ª Semana de Arte Contemporânea de Ouro Preto, um panorama artístico e cultural contemporâneo das comunidades do entorno da região de Ouro Preto, em apoio e incentivo ao turismo, à economia criativa e circular da região e à formação educacional e coletiva nacional.
Em O corpo invisível da memória, os trinta artistas que passaram pelos programas de residência artística do IA – Instituto de Arte Contemporânea de Ouro Preto entre os anos de 2021 e 2022, apresentam suas pesquisas e trabalhos, abrindo uma rede de diálogos com o acervo do Museu da Inconfidência.
Que tipo de interlocução artistas contemporâneos podem estabelecer com objetos e peças históricas? Que mistérios se revelam nessas fabulações? Quanta prosa pode emergir do encontro entre tempos? Como tornar visível o invisível da memória?
As obras contemporâneas que visitam temporariamente o acervo, entre os meses de agosto e outubro de 2023, abordam narrativas, comunidades e histórias que foram e ainda são, muitas vezes, silenciadas e invisibilizadas. Elas contam de fantasmas do passado e do progresso, de corpos negros, de corpos cansados, de corpos ficcionais, de corpos maternos, de mistérios da linguagem, de abismos do desconhecido,
de manchas de memórias; de estruturas de poder; de confidências e segredos, de feitiços que atravessam as espirais do tempo. A exposição, que ocupa todo o museu, é um convite para transitar entre o passado e o presente, reconhecendo os hiatos invisíveis que marcam a história e que se repetem ao longo dos séculos.
Em cada sala, os corpos – presentes e ausentes – se fazem frestas que convidam a imaginar outras narrativas, talvez agora mais possíveis do que antes.





